Carrilhão Pequeno

 

 

Carrilhão pequeno

Talvez o instrumento do género carrilhão de origem mais confusa.

Sabemos que a composição estrutural sonora originou-se do carrilhão de sinos como os sinos tubulares de orquestra, mas este formato que conhecemos hoje não se sabe ao certo sua origem.

Alguns estudos apontam sua origem nos antigos relógios carrilhões que usavam o sistema de percussão mecânica com martelos ou ondulações que percutiam em tubo maciços de metal, de tamanhos variados, para produzir notas ou melodias organizadas em determinadas horas do dia. Temos também estudos apontando para os antigos carrilhões da china antiga que posteriormente originaram carrilhões bem parecidos com os atuais porem eram usados com intuitos religiosos em meditações, templos, reuniões espirituais e para trazer bons fluidos para determinados ambientes. Carrilhões chineses para bons fluidos são usados até hoje em diversas partes do mundo por influência da china. Algo parecido com o móbile mensageiro dos ventos (tudo ocos de metal, expostos ao vento, pendurados por uma fina linha dentro ou fora das residências ou outros tipos de ambientes que se percutem pelo balanço causado pela força do vento).

A tese mais divulgada e que este carrilhão pequeno foi criado a partir do carrilhão de orquestra ou sinos tubulares, mas não muito aceita devido à origem dos relógios carrilhões e dos carrilhões chineses serem muito mais antigas que os carrilhões de orquestra.

Importante lembrar que na Índia existem objetos construídos com tubos de metal que ficam pendurados para produzirem o som quando agitados e se percussão por causa da agitação.

O carrilhão pequeno são barras de metal ocas ou maciças, pré-afinadas de acordo com a tamanha e espessura, penduradas por uma fina linha que passa sobre um furo no metal. Estas barras de metal utilizam-se de um suporte de madeira, plástico ou metal para ficarem dependuradas e com o balanço provocado pelas mãos, baquetas ou individualmente com uma haste de ferro elas se percutem e produzem uma sequência de sons em escala ascendente ou descendente. Pode ser usado em qualquer estilo musical e geralmente desempenha a função de instrumento de efeito.

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

MUNDO PERCUSSIVO

                                    Trazendo inovação e facilidade para o músico que exige o melhor!

 

 

 

 

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!