Hang

 

O Hang (pronúncia alemã: [Han], plural: Hanghang) é um instrumento musical na classe idiophone criado por Felix Rohner e Sabina Schärer em Berna , Suíça . O nome da sua empresa é Panart Hangbau AG. O Hang é muitas vezes referida como um tambor jeito, mas os inventores consideram este um equívoco e fortemente desencorajar o seu uso.

O aparelho é construído a partir de duas meias-conchas de fundo desenhada , nitreto de chapa de aço coladas no bordo deixando o interior oco e criando 'forma UFO uma distinta. A parte de cima ("Ding") tem um centro de "nota" martelado nele e sete ou oito "campos de tom" marteladas em torno do centro. A parte inferior ("gu") é uma superfície plana, que tem um orifício no centro laminado com uma nota afinado, que pode ser criado quando o aro é atingido.
 
O criação utiliza alguns dos mesmos princípios físicos básicos como Steelpan, mas modificado de tal maneira a actuar como um ressoador de Helmholtz . A criação do Hang foi o resultado de muitos anos de pesquisa sobre a Steelpan e outros instrumentos. Os inventores continuaram a criar para refinar a forma e os materiais e produziram várias variações ao longo dos anos.
 
O nome Hang vem do alemão Bernese palavra mão. É uma marca registrada da marca e propriedade de Panart Hangbau AG.
 
O Hang é tipicamente tocado descansando no colo do tocador. O Hang é geralmente tocado com as mãos e os dedos em vez de baquetas. Isso significa mais leve no tocar e produz um som harmônico som rico que poderia ser considerado 'mais suave' e 'mais quente' do que o som "brilhante" de uma tradicional base de marreta steelpan .
 
O lado superior (Ding) do Hang, dependendo de como ele é jogado, pode soar como uma harpa, sinos, ou harmonicamente sintonizados Steelpans . As notas são dispostos em um padrão cruzado no "círculo tom" de baixo para cima para que, com uma orientação específica do Hang, o jogador pode subir ou descer a 'escala', alternando com as mãos esquerda e direita para atacar o ''campos de tom ". Cada campo de tom tem várias implicações especificamente orientadas no domínio achatado, com uma cúpula no centro. Normalmente há um tom fundamental, um tom afinado para uma oitava acima do fundamental e um tom adicional de um quinto acima desse oitava ( XII / tritave ). A orientação é bastante consistente entre os campos em cada Hang de modo que os tons podem ser destacadas, silenciado, ou extraídos com base em como e onde o jogador atinge o campo de tom.
 
O lado inferior do Hang tem uma abertura circular, a Gu, produzindo em conjunto com o ar na cavidade de uma ressonância de Helmholtz semelhante a um ghatam ou um udu . Na segunda geração, Integral cair e ajustamento integral cair livre do tamanho do Gu (por bloqueando parcialmente o com qualquer um lado, ou das pernas) pode gerar um pacote de D2 simpático a partir da ressonância de Helmholtz, que apresenta camadas subtis de complexidades transversais a ressonância do instrumento como as notas são reproduzidas no lado de Ding. Nas primeira e segunda geração de modelos existe um único ponto alto, com uma longa sustentar que pode ser gerada por bater na borda do furo no lado da "Gu". Nas cair Integral existem duas notas que podem ser gerados (F e F #). O cair também pode ser usado como um idiophone atrito. Shaker como sons pode ser feito fazendo deslizar um lado, em toda a superfície, e que também pode tocar como uma bacia de canto , utilizando pele (um lado) ou uma curva.
 

Criação e desenvolvimento

O Hang foi desenvolvido no ano de 2000 e introduzida no Musikmesse Frankfurt em 2001. Ele é de 52 cm de diâmetro e tem uma altura de 24 cm. Os dois hemisférios profundas de aço extraídas do Hang estão endurecidos por um processo conhecido como gás de nitretação . O lado considerado o "inferior" tem uma abertura (Gu) no centro, que permite a geração da nota de baixo através de Helmholtz ressonância. Quando ele é jogado de forma amortecida ele pode mudar de tom semelhante a um tambor falante . No 'top' são sete ou oito notas dispostas em um círculo tom em zig-zag de moda de alto a baixo. Todos estão sintonizados harmonicamente (com base , oitava e a quinta oitava acima) em torno de uma nota baixa (Ding) ao centro do círculo tom. Cada criação é numerada e assinada.
 
Há apenas duas pessoas que constroem Hanghang, os inventores Felix Rohner e Sabina Schärer. Eles têm uma pequena oficina em Berna, onde cada Hang foi criada.
 

Primeira Geração

De 2001 a 2005, a primeira geração Hang foi oferecido em múltiplas escalas que vão até 45 "modelos" diferentes de som. Os fabricantes cair tomou sua inspiração inicial de etnomusicológicos raízes com modelos como a eólica , Ake Bono, Hijaz , Melog, pigmeu , e Zhi Diao. De 2001 a 2004, cada Hang tinha oito campos de tons no círculo. Em 2005 Panart foi capaz de diminuir os tons no cair significativamente no que se refere a como o Hang Low com o Ding sintonizado com F3, E3 ou EB3. Foi oferecido em duas versões, com oito ou sete campos de tom no círculo. Na primeira geração cada criação foi contado, o nome do modelo de som foi escrita, e uma assinatura de qualquer Felix Rohner ou Sabina Schärer foi em uma pequena nota colado no interior da parte superior (Ding) de superfície.
 

Segunda Geração

Na primavera de 2006, os fabricantes apresentaram uma nova geração. Os instrumentos de nova geração (muitas vezes referida como segunda geração) têm um revestimento de superfície de cobre recozido sobre o aço nitretado, bem como um anel de metal em torno da circunferência do cair. Das muitas escalas diferentes os fabricantes cair reduzida a uma estrutura com um tipo de nota central (Ding) em D3. Todos os modelos de nova geração têm duas notas A (A3 e A4), bem como outros D (D4) no círculo ao redor do tom Ding. As demais notas foram misturados em várias configurações diferentes. A maioria dos 2 Hanghang Generation foram construídos com sete campos de tom no círculo. Hanghang campos mais antigos tinham tom com o recorte oval orientadas radialmente para o Ding, com os modelos de 2007 (bem como a cair integral) dos campos de tons são inclinadas em cerca de 45 ° a partir de uma linha traçada a partir da borda de Ding. Eles também começaram a marcação do número de série individual no interior da abertura de Gu e cada assinatura de cair na orla do lado de fora da Gu pendurar. Não há nomes de modelos de som foram oficialmente dadas aos 2 modelos Geração.
 

Integral Hang

Na primavera de 2008, os fabricantes anunciaram uma nova versão, o Hang Integral. Números começou novamente com um H na frente (H1, H2, etc) e com o primeiro Integral Pendure datada em novembro de 2007. Várias alterações marcadas do Hang Integral. Havia apenas uma escala com sete campos de tom no ciclo (D3 Ding, A3, Bb3, C4, D4, E4, F4, A4) e há outros modelos de som oferecidos. O buraco Gu foi ajustado para uma forma oval subtilmente a melhorar o ajuste das três parciais D5, F5 e um F # 5 do gargalo Gu. Mudanças significativas foram feitas para o Ding (centro de observação no topo). Uma reentrância circular na cúpula foi feita e tem uma textura de latão aplicada, recozido e, em seguida lacado. Também alterações na área "ombro" entre a área achatada do Ding e as notas no círculo tom foram implementadas de modo que a transição foi mais gradual do que na segunda Hanghang geração. O logotipo Panart, número de série, data de finalização, e as assinaturas dos tomadores da criação foram colocados no lado Gu do Hang perto do equador, onde as duas conchas se encontram.
 
Através do desenvolvimento do Hang Integral, Rohner e Schärer distanciou-se da idéia de construir um instrumento para as necessidades de músicos profissionais.Os seus objectivos e ambições foram publicados em uma "Carta do Hangbauhaus ''.
Nossos conceitos, desenvolvimentos e implementações estão longe de ser as normas musicais dos tempos modernos, que exigem estudo, prática e performance. Tocando com este Hang pode-se levar a uma forma de liberdade, uma conversa íntima que só pode se desenrolar sem pressão e coerção. Se as pessoas estão cientes deste conceito, que será reforçada por este travar. uso Thoughtless pode enfraquecer uma pessoa ".
 

Integral Hang Livre 

Este modelo está disponível desde abril de 2010. Comparado ao seu antecessor, o Integral Hang Livre apresenta algumas mudanças de construção. Primeiro de tudo, não há mais de um anel de latão em torno da costura que liga o ding gu e conchas.
 
Além disso, a cúpula do ding não é mais revestido de bronze e é caracterizada por um duplo deslocamento (um triple-dome). O Hanghang Integral gratuito estão sintonizados sem o uso de dispositivos de sintonia . O tom do Ding difere de um instrumento para outro e varia ao redor do D3 tom. Os tons do círculo em relação ao tom Ding correspondem aos do Hang integral.
 
No ajuste livre de um Hang, o foco não é sobre os índices de freqüência matemáticas precisas dos parciais de um campo de tom, mas sobre o impacto de todo o som. Steelpan de Trinidad sintonizadores já tons parciais ligeiramente desafinadas para atingir a característica som de seus próprios instrumentos. Numa análise acústica-matemático, Anthony Achong comprovou que esta dessintonização é o parâmetro mais importante em influenciar a estrutura de um tom Steelpan:. Duração dos parciais, bem como as modulações de amplitude e frequência por um dispositivo de ajuste que precede para o Integral Asa Livre, os afinadores são livres para fazer sistematicamente utilização deste parâmetro e se concentrar no design artístico da estrutura de som durante todo o processo de ajuste.
 
 

Variações do Instrumento

_______________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

MUNDO PERCUSSIVO

                                    Trazendo inovação e facilidade para o músico que exige o melhor!

 

 

 

 

 

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!