Tarol

 

 

Tarol

Tarol, também chamado de caixa clara, é um instrumento de percussão da família da caixa geralmente com afinacão um pouco mais aguda.

O instrumento e usado em baterias de escola de samba, maracatu, osquestras de frevo, bandas militares, fanfarras, bandas marciais e em diversas outras possibilidades musicais.

Tem como finalidade marcar as cadências

 

Características

Possui duas peles: A superior onde se toca com o auxílio das baquetas e a outra na parte de baixo chamada de "pele resposta". Junto a essa pele resposta encontra-se a esteira que é o elemento que modifica o som da pele resposta. Pode ser construido em alúminio, latão, liga especial de metal ou raramente em madeira sendo mais comum encontrá-lo com a estruta do seu corpo em alúminio. Sua afinação e mais aguda e tem apenas um sistema de regulgem para cada grupo de afinadores e peles que compõem o instrumento. Este sistema de afinação faz parte do conjunto de caracteristicas que diferenciam o tarol da caixa. O sistema de afinação das caixas, geralmente, é independente para cada pele, podendo-se afinar a pele de responta separadamente da pele de percussão, no tarol este processo não é possivel uma vez que seu sistema de afinação, por grupo de afinadores, é único, contendo apenas um parafuso para cada grupo de afinadores.

 

Variações do Instrumento

____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

MUNDO PERCUSSIVO

                                    Trazendo inovação e facilidade para o músico que exige o melhor!

 

 

 

 

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!