Triângulo

 

 

Triângulo

O triângulo é um instrumento musical idiofone de percussão feito de metal e usado no folclore português e também em algumas músicas brasileira, como o forró. É tambem conhecido como tengo-lengo, devido ao seu som. Pode também ser incluído na secção de percussão de uma orquestra ou de uma banda de musica. Alguns estudos relatam que este instrumento teve a sua origem na China.

Normalmente é feito de ferro ou aço, mas podem ser encontrados em alumínio. O som do instrumento é obtido por percussão, através do movimento do bastão (batedor), que bate no triângulo em sincronia com a mão que o segura e determina o som aberto (com maior sustentação) ou fechado. Antigamente o instrumento possuía algumas pequenas arruelas de metal que eram colocadas, ficavam dependuradas no metal do instrumento, para que as mesmas pudessem emitir o som, característico de vibrações, produzido pelas arruelas quanto o metal do instrumento era vibrado pela percussão.

É usado em combinação com zabumba e acordeão em ritmos regionais como forró, xaxado, xote etc.

 

Variações do Instrumento

____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

MUNDO PERCUSSIVO

                                    Trazendo inovação e facilidade para o músico que exige o melhor!

 

 

 

 

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!